RESENHA/ LIVRO AZEITONA DE BRUNO MIRANDO (BUBARIM)



Olá gente do Beco! Tudo bem com ocês? Aqui é a Menina Nathalia novamente, depois de muito tempo sem postar nada hehe (desculpa)

Você que gosta de assistir booktubers, ou vídeos sobre o cotidiano com um jeito engraçado de narrar, provavelmente conhece o Bruno Miranda (Bubarim, como eu prefiro hehe).
O Menino Bruno começou no Youtube em 2012 com seu canal de livros, Minha Estante – deixando de lado o seu blog, com o mesmo nome, e trabalhando somente com isso. Em 2015, ele começou a se dedicar mais ao seu canal de humor, o Bubarim.
Eu o acompanho desde 2013, e pelo que me lembro, Bruno sempre teve essa vontade de escrever e lançar um livro. Com a ideia/enredo de Azeitona na cabeça, ele queria fazer uma mini série em seu canal com seus amigos sobre a história, mas ai a Planeta o convidou para escrever um livro, junto com o Eduardo Cilto (Booktuber do Perdido nos Livros), e foi quando ele botou a mão na massa.
Neste ano de 2016, ele faz sua turnê mundial brasileira para o lançamento de Azeitona, conhecendo um pouco mais do amor de seus fãs.

Título: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta

SINOPSE: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.

O protagonista do livro é o Ian, que é só mais um garoto normal de sua escola. Ele foi criado pela irmã mais velha, desde que sua mãe morrera, e que agora esta grávida e prestes a se formar na faculdade. Como nunca foram ricos (e nem perto disso), Ian se sente devendo algo a irmã por ter passado quase que uma vida inteira cuidando dele.
Enquanto Ian acompanha sua irmã numa consulta, ele conhece Catarina, a produtora de um reality show muito famoso, que se trata de adolescentes que vão ser pais. O garoto tenta explicar que não tem namorada, e que MUITO menos ela esta grávida, mas a produtora esta desesperada e ao falar do cachê do programa, Ian começa a dar um pouco mais de atenção.
O garoto fica pensando sobre isso; o dinheiro daria muito bem para obter um vida ótima à todos de sua família (inclusive ao seu futuro sobrinho), mas onde ele arrumaria uma louca para ser a sua namorada grávida? Foi então que ele teve uma trabalho de química na escola, e Emília, é uma das meninas que faz parte de seu grupo.
Ela, com dezessete anos, tem uma péssima relação com sua mãe, e Emilia quer simplesmente sair de casa. Depois de muitos momentos constrangedores entre ela e Ian em frente as câmeras, Emilia aceita ser a “mãe da criança de Ian”, de impulso, também pelo cachê.
Agora, eles terão que esconder isto de todo mundo (não só que estão participando de um reality show para parentes e amigos, mas também de que não são pais, para os participantes e produtores dos Novos Pais) sem levantar suspeitas.
Além disso, o livro é narrado em terceira pessoa, o que nos dá uma visão mais ampla do universo que Bruno criou. Fora Ian e Emilia fingindo que são pais, há também várias histórias ao redor interessantes e que precisam ser resolvidas.
O que mais gostei neste livro, é que os personagens do Bruno são muito característicos. As personalidades são bem detalhadas; ou você ama tal personagem ou odeia.
Outro fato, é que nada é fantasioso na história. Não digo pelo lado de ter dragões e sereias, mas os acontecimentos em si são muito realistas, e não acontece nada do tipo de Holy Shit, isso nunca aconteceria na vida real!”.
A descrição do Bruno é bem detalhada (e eu AMO detalhes), seja por descrição de cenário, personalidades ou sentimentos. Você consegue imaginar tudo como deve ser, sem ficar chato ou cansativo. A escrita é muito divertida e fluente, você lê trinta páginas e nem vê, pois é leve e você pode literalmente chorar de rir, ou chorar de tristeza mesmo.

O livro não é inteiramente de romance, mas sim sobre família. Todos os os problemas, preocupações e piadas ruins que uma pode ter. Se um dia este livro virar filme, eu voto para a música Família - Titãs como trilha sonora.
Azeitona já esta a venda nas melhores livrarias do país, e você pode comprar também online, na Amazon ou Saraiva.
O LIVRO GANHA 4 ESTRELAS E    <3



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo