FANFICS DE TERROR/ ENTREVISTA E DICAS DE HADASSA M. VAZ


Oi, gente! Nathalia falan...Ér, digitando aqui! Como vai a vó? E aquele capítulo, já escreveu?

  Escrever já é um desafio, certo? Mas e quando o gênero é terror? Para uns... Super fácil, mas para outros (como eu), um pesadelo!
  Descrever os sentimentos dos personagens, é uma coisa bem difícil. Parece que quando você imagina, tal cena fica mais emocionante/engraçado/assustador. Para que o leitor se sinta dentro da estória, detalhando lugares, sons e medos é preciso um grande esforço. 
  Eu vou contar que quase não leio estórias de terror, simplesmente por não dar medo, ou ser a mesma estória de sempre, casa abandonada, construída em cima de um velho cemitério indígena. Pera... índios têm cemitério?
  Por isso, fiz algumas perguntas para uma grande autora, Hadassa M. Vaz que mal conheço e já considero pakas .
  Ela foi a única que conseguiu me dar medo com a escrita. Além de ser bem simpática, ela vai dar algumas dicas para você que está começando agora.

1. Como é descrever “uma lugar assustador”?

  Eu acredito que a questão nem é tanto o ambiente em si, mas a atmosfera que você cria. A cena pode se passar numa casa perfeitamente limpa e bem organizada, quanto numa verdadeira bagunça, com teias de aranha, madeira quebrada e etc... O principal é deixar passar a tensão que o local propicia.

 Melhor dica sério, vou levar pro resto da minha vida;

   2. Como é criar essa tensão?

  Você pode usar vários elementos, algo mais físico e concreto como o barulho de um assobio, um vento que balança as janelas, a chuva que não para e também o emocional, a tensão das pessoas que estão no local. A inquietação é um bom sentimento a ser usado na hora.
 Pode usar intrigas também, mostrar que tem algo errado com os personagens daquela cena mesmo que eles não queiram demonstrar isso. Nesse caso colocá-los sempre se movendo, um tique nervoso ou algo do gênero ajuda.

   3. E na sua opinião, qual é o mais difícil?

  O emocional, sem dúvida. De nada irá adiantar uma risada estranha no meio da noite se você não puder descrever como o personagem se sentiu com ela.

   4. E qual sua dica pra quem é péssimo em descrever momentos do gênero?

  Tente lembrar daquilo que te causa mais medo, do que realmente te arrepia e coloque isso no papel. É uma boa forma de começar, compreendendo o que é sentir medo, se lembrando do que te causa medo.

   5. E como sempre, quem esta começando recebe criticas... De alguma forma, usa isso ao seu favor para escrever?

  Sempre. Quando você começa a escrever deve ter em mente que precisará aprender a lidar com as críticas, elas podem te ajudar bastante contato que você tire o seu emocional da reta e se concentre no profissional. Claro em alguns momentos algumas delas te causa fúria e raiva, é natural. O importante é se lembrar de manter o controle, mesmo quando você realmente está com raiva do que foi dito. Vai perceber depois quando mais calmo, que não foi de todo ruim ser criticado se puder usar isso para melhorar a si mesmo.

 Autora mais que especial <3 

Gostaram das dicas? 

Quem quiser mais, é só entrar no grupo oficial do Nyah e procurar bem que você acha a Hadassa, que sempre faz posts sobre dicas ou suas obras mesmo. Além de autora, ela é capista, e já lançou alguns livros. Quem quiser conhecer mais o trabalho dela e ler suas fics postadas no Nyah, é só clicar aqui para abrir o perfil dela.

Beijos gladiador(a)!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo