A ortografia é tudo em uma história?

Tags: Anime, miazi, THE iDOLM@STER, Amami Haruka
http://www.pixiv.net/member.php?id=2551745

Um ponto que rodeia e gera muita discussão no campo da escrita é a ortografia, se todos devem sempre seguir as regras, se a história ainda vale mesmo com uma ortografia cheia de erros, se devemos repudiar qualquer história por estar fora das regras e esse tipo de coisa.

Só que, de que adianta a pessoa escrever perfeitamente, se ela não expressa sentimentos, se o enredo não tem desenvolvimento? Enquanto outra pessoa que não escreve de acordo com as regras expressa sentimentos, desenvolve bem o enredo, mesmo assim ela é ignorada, afinal para a maioria das pessoas, o que vale é só um dos vários pontos necessários para uma história estar boa.

É como julgar um anime pela animação ou pelo traço, como se apenas esses dois pontos fossem os pontos chaves e sim eu sei como é ruim um anime ter um enredo maravilhoso com uma animação ruim, mas se eu desistir dele estarei perdendo uma história ótima, algo que me cativa.

Voltando para as fanfics/originais, no caso delas é ainda pior, pois muita gente fica zoando, fica de panelinha, de chacota, só por causa da escrita e não foram poucos os casos que eu vi, nem dá para contar nos dedos. Se a história for clichê então, ai que vai ser zoada até o autor deletar ou até o autor decidir acabar com esse sofrimento, os enfrentando.

Isso se não elegem perolas, pois não imaginam que o autor possa descobrir ou se sentir mal com tudo aquilo, até porque, é difícil pensar nos sentimentos dos outros já que é para seu divertimento.

Eu entendo quando amigos zoam amigos, mas se você não conhece a pessoa, você pode printar a história dela e jogar para o mundo ver só porque você achou que podia? Sério?

Muitas vezes se a pessoa vê um erro na sinopse já desiste, quando vê erros graves na escrita também, mas será que essa pessoa teve acesso aos mesmos recursos que essa pessoa? Até porque nem todos tem um bom acesso a internet ou o acesso a internet, nem todos tem aulas boas de português, nem todos tem acesso aos dicionários e várias outras coisas.

E sim, eu sei que existem pessoas que tem acesso a tudo isso e não se importa, mas não são meu foco nesse post, pois várias dessas pessoas tendem a ser rudes com aqueles que tentam ajudar, não aceitam críticas construtivas e chegam a juntar leitores para acabar com a paz de quem comentou. 

A questão que eu quero levantar com o post é a seguinte:
Mais vale uma boa ortografia a um enredo bem desenvolvido e personagens cativantes?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo