Aparência

Tags: Anime, Asagao Minoru, Vocaloid, GUMI, Wavy Mouth, Carrot, Looking Ahead 

 Por diversas vezes vejo pessoas pensativas quanto a aparência do personagem, pois tem aquela coisa da ruiva ser clichê, do loiro bonito ser clichê e mil e um clichês que eu nem vou citar.

Preciso focar tanto na aparência do personagem?
Depende, vai mudar a vida dele se ele for negro(preto) ou se ele for branco ou se ele for miscigenado? Porque existem casos que não faz a minima diferença dele ser branco, alto, magro, loiro, olhos azuis ou ele ser negro(preto), algo, musculoso, cabelos castanho-escuros, olhos pretos.
Pode ser que você vá desenvolver uma história que a personagem vai sofrer bullying por ter cabelos verdes, ou por ter mechas verdes, nesse caso é necessário o foco, porém sem tanta repetição para não ficar tediosa a leitura.

Dá para fazer uma história sem focar na aparência?
Sim, pois algumas histórias não precisam do foco e nem sequer do uso da aparência completa dos personagens, tanto que alguns autores não descrevem uma parte sequer do corpo ou uma cor, ai fica tudo na imaginação dos leitores.

Fica ruim descrever muito a aparência?
Depende do quanto você descreveu, as vezes descrever demais fica ruim, porque parece que o autor só fez isso para aumentar o número de palavras (páginas) e deixa a leitura tediosa por conta de descrições desnecessárias.
Mas existem situações em que é necessário muita descrição do personagem, contudo o autor que decide em quais momentos fica bom na história dele.

Como eu monto a aparência do meu personagem?
O imaginando primeiro, nisso você filtra as informações que julga necessárias na narração e depois passa ao papel, no entanto cada leitor vai imaginar de um jeito.

É sempre necessário ter atores caracterizando meus personagens?
Não, nem mesmo fanarts, porque nem todos os autores têm descrições que encaixam em pessoas ou em desenhos e outros preferem deixar a mente do leitor livre para imaginar o que quiserem.

Pode me dar um exemplo de aparência?
Sim:
"Gumi era uma jovem com cabelos curtos e em tom esverdeado, seus olhos de mesma cor, ambos contrastavam com a pele clara  e um tanto rosada"
Não precisei fazer nem três linhas, mas isso vai ser relativo, já que nem todos os autores querem algo simples, alguns gostam até de especificar o corte de cabelo e o formado dos olhos, o que eu não faria, porém cada um é cada um.

Se a aparência é muito clichê, ela é proibida?
Não! Se você deixar de escrever algo pelo medo de virar clichê, então está esquecendo que já estamos escrevendo coisas há 4000(5000) anos e nesse tempo diversas coisas foram escritas, assim fica difícil achar algo sem nenhum clichê.

Usar apenas cores sem dizer tamanhos, formas, nada além delas, deixa feia a aparência?
De jeito algum! Você só precisa pensar o motivo das cores, pode ser até:
Meu personagem é triste, então vou usar preto e azul
Apenas tome cuidado com o excesso do tom ao longo do mesmo capítulo, tente filtrar ao máximo para não atrapalhar tanto na montagem do capítulo.

As roupas que meu personagem veste precisam ter um significado?
Nem sempre, porque as vezes usam homens com roupas femininas para mostrar o crossdressing, uma prática do meio trans que quase sempre é vista como algo a ser ridicularizado em todos os lugares, então se tiver vontade de colocar um significado, use com cuidado e sem o homem que usa rosa porque é homossexual/bissexual/pansexual ou porque ele quer ser mulher.

Estarei agindo de má fé colocando cabelo curto e roupas masculinas na personagem lésbica?
Se isso for um jeito de continuar a ideia da lésbica que é masculina, como se todas fossem assim, ai é ruim, mas se colocar sem essa intenção, não podemos te julgar, só tomar cuidado.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo