Clube dos Herdeiros - COMENTADO


"Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí..."
Homero, Ivan e Glauco Ferreira, 1960


Antes de mais nada uma breve confissão: comprei pela capa *sussurra*. Quero dizer, quando li a sinopse me interessei ainda mais, mas a capa é tão perfeita que eu passei apenas dois anos de olho nessa obra.
Com um efeito enevoado, ela remete minha imaginação à sonhos, objetivos alcançados, esse tipo de coisa bacana e super difícil de se conquistar na vida.
Dando início a uma meta pessoal que eu decidi colocar em prática (“Projeto ‘Leia Mais Nacionais’”), não tenho dúvidas de que comecei muito bem.

Quanto vale o seu sobrenome?

“Hoje deve ser seu dia de sorte. Sim, é com você que estou falando! Ao virar a próxima página, será como se tivesse ganhado um passe livre, uma tão cobiçada credencial, um passaporte com visto para um mundo que mal se vê pela fechadura. Você poderá conhecer cada um dos membros da nova aristocracia do Rio de Janeiro e saber o que realmente se passa na vida, na cabeça e no coração deles (e eu aposto como você jurou que isso nem existia!). Só me sinto na obrigação de te alertar a respeito do principal perigo que ameaça aqueles que se julgam sortudos por cruzar essa linha: você vai descobrir que as coisas podem não ser como você imaginava, e ter vontade de correr de volta para o seu mundo seguro, que antes pareci a tão medíocre. Mas não precisa correr tanto. No meio do caminho eu sei que você vai dar meia-volta e perceber que não vai mais a lugar nenhum. O Clube dos Herdeiros pode não ser nada parecido com um conto de fadas... mas não há como não se apaixonar perdidamente por ele! Pense bem antes de aceitar o convite: existem festas que duram a vida inteira...” 

E é com a sinopse tentadora que começamos oficialmente. A história nos apresenta quatro personagens que poderíamos chamar de principais, mas os holofotes mesmo estão nas duas inseparáveis amigas de infância: Helena e Manuela.

Ricas, lindas, ricas, faladas (ricas). Duas moças ricas que nasceram e cresceram debaixo da atenção da mídia e cujas assinaturas comprariam seus rins sem você nem se dar conta bastante coisa, e à vista!
Acostumadas a não sentir falta de muita coisa (o que inclui namorados, companhias e afins - que também são todos ricos) é no início da vida adulta que ambas vão encarar um lado da vida que antes era desconhecido: sentimentos, valores e atitudes que não estão à venda em lugar algum.

Em contrapartida (e pra dar aquele clima à la Princesa e a Plebeia), temos Pedro, o cara comum. Aquele tipo de pessoa que teve de acordar cedo a vida toda para correr atrás de seus objetivos porque seus pais já lhe deram o máximo que eles podiam. Uma pessoa como eu (e muito provavelmente você, querid@ leitor(a).

Em uma coincidência bastante casual – e que poderia mil vezes nunca ter acontecido – os caminhos de Pedro e Manuela se encontram e é aí que a história começa (não, literalmente, esse é o primeiro capítulo).

O enredo promete apresentar um estilo de vida completamente diferente do da maioria da população do nosso país, e cumpre com isso. Você viaja nas descrições dos lugares e marcas caríssimas, e não vou ser hipócrita em admitir: é uma delícia se colocar no lugar dos personagens com os cenários que nos são apresentados e eles são todos muito bem descritos e sugestivos (mesmo eu, que não conheço o Rio de Janeiro, consegui me situar).

Num cenário onde a riqueza dá de cara com a simplicidade, onde o luxo disputa sem parar com a modéstia, todos (até mesmo você vai refletir nisso) aprenderão várias e importantes lições para se levar para toda a vida. A mais importante, porém, talvez seja a de que o dinheiro pode sim garantir festas para toda a vida, porém ele está e sempre esteve longe de comprar todas as coisas.
Em terra de ricaços, quem tem o sobrenome mais famoso é monarquia! Quanto vale o seu?


Pontos +:
- Literatura nacional - PODER BR
- Você vai, ao menos, se sentir rico pra caramba
- Ambientações que nunca me passaram pela cabeça
- Personagens cativantes
- Relacionamentos envolventes
- A dose certa de fofoca e intriga na trama
- Os personagens são fieis às suas personalidades (eu sei, mas acredite: isso é um ponto positivo)

Pontos -:
- O tamanho da obra (o que, dependendo, pode ser um ponto positivo também se você não for muito fã de bíblias)
- Você corre o risco se se irritar ou odiar alguém que não existe (pois é, não vai dar pra tretar com o personagem)

Agora, uma coisa é fato: depois que as páginas voarem e você ler o último ponto final - sem nem se dar conta de que era mesmo o último -, vai querer para ontem o segundo volume (que já está a caminho, ainda bem).


FINAL: 7/10
Recomendaria? Sem dúvidas, leiam por que vale a pena (preços e disponibilidades no link do Skoob, logo abaixo).



FICHA TÉCNICA pra não fugir muito do padrão
*CLUBE DOS HERDEIROS* (azul como a nota do peixe)
Autora: Fabiana Madruga (os mais ousados podem chamar no inbox para comentar CdH ou qualquer coisinha, ela é um amor e responde rápido!)
Gêneros: Romance, Chick-lit, Amizade
Editora: Draco
1ª edição: 2014
Nº páginas: 144
Capa: Marina Ávila rainha
Skoob: clube-dos-herdeiros 
Música tema: November Rain (Guns 'N Roses)



Por fim, fiquem com a moça da capa porque eu não me canso de olhar para ela (ela me inspira a vencer na vida, por alguma razão):


Fiquem bem,
Obrigado por ler! :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo