Erros ortográficos comuns


Antes de qualquer coisa, não vou ensinar como usar a vírgula e nem a crase, porque nem eu sei direito, ok?

Afinal de contas, quais os erros mais comuns que eu vejo em histórias? Vamos então?

1. Falta de espaço depois da vírgula ou espaço antes e depois da vírgula.
Eu definitivamente fico irritada quando os vejo, mas não posso culpar todo mundo que usa assim, já que gramática é chato. 
O jeito certo de usar é com espaço apenas depois da vírgula assim:
Oi, tudo bem?
Oi,tudo bem?
e Oi , tudo bem?
Estão errados

2. Uso de _ - – no lugar de 
Por que eu não citei "" também? Porque elas são corretas assim como o  se usadas da maneira correta que é assim:
"fala"
"fala" e não
"fala" "fala"
Aliás, depois do — tem espaço
— fala —

3. Falta de espaço depois de ! ? . ; ou qualquer outro ponto
Assim como a vírgula, é necessário o uso de espaço após esses pontos.

4. Mais e mas
Mais é para adição:
Comprei mais frutas e não, comprei mas frutas
E mas para oposição
Comprei coca, mas queria guaraná e não, comprei coca, mais queria guaraná
Para saber se vai ser mais ou mais troque por porém ou contudo ou entretando ou no entanto

5. Derrepente 
O jeito certo de usar é de repente

6. Concerteza
O jeito certo de usar é com certeza

7. A gente e agente
Agente é o espião do FBI, o 007
A gente é algo semelhante a nós, porém os verbos ficam no singular:
A gente toma suco
Nós tomamos suco
Agente prende o vilão

8. Verbos terminados em ão e am
No futuro usamos ão e no passado am
Eles voltarão para casa, ou seja, eles vão voltar no futuro
Eles voltaram para casa, ou seja, no passado eles voltaram para casa

9. Verbos na primeira e na terceira pessoa
Em primeira pessoa é:
Eu vou comer
Em terceira pessoa é:
Ele vai comer
No modo errado:
Ele vou comer
Eu vai comer

10. Há e a
Há usa-se para tempo no passado:
duas horas
e pode ser substituido por faz
Faz duas horas
E no significado de existir
Há duas crianças no parque

A usa-se em trmpo no futuro
Vou daqui a pouco

11. A ver e haver
Haver é de existir, ter
Haver muito desemprego nos assusta

A ver é formado com a preposição a e o verbo ver
Eu não tenho nada a ver com isso

12. Plural no faz/há no caso de horas, meses, tempo em geral
Não existe fazem dois meses, mas sim faz dois meses
Nem fazem duas horas, mas sim faz duas horas

13. Plural do verbo haver
O verbo haver não tem plural
Houveram dois acidentes
Houve dois acidentes

13. Letra minuscula depois do ponto final e no começo de frase
Sempre que começamos uma frase ou um paragrafo e que usamos o ponto final "." temos que colocar letra maiscula
Correto
Eu corri até a sala. E depois cai
Errado
eu corri até a sala. e depois cai 

http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt/41899.html
http://escolakids.uol.com.br/ha-ou-a-aprendendo-a-utilizalos-corretamente.htm

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo