COMO FAZER UMA BOA SINOPSE?



 Olá, eu sou a Nathalia! (e quem perguntou?)
 É certo que todos nós nos enrolamos um pouco ao postar nossas estórias, ou por capa, por prólogo ou até sinopse, que para muitos é sinônimo de desastre. O Beco te auxilia nas capas e até mesmo nas sinopses pelo Facebook, mas para quem quer aprender, aqui vão algumas dicas.
 Primeiramente, o que é a sinopse?
 Segundo nosso amado Google, a sinopse é: “visão geral, golpe de vista lançado sobre o todo de uma ciência, de ensino ou de pesquisa. Relato breve; sumário de um filme, de um livro".
 1. Vamos ouvir o Google na questão “relato breve”. Uma sinopse é a explicação da sua estória, não seja curto e direto, abuse de um suspense e tente intrigar as pessoas com a sua escrita, mas, claro, você não deve escrever um outro livro apenas de sinopse. Um meio termo está ótimo. Imagine que você está explicando pessoalmente para o seu leitor o que é a sua estória, o que você gostaria de destacar para empolgá-lo? E se fosse você, o que não gostaria de ouvir?
 2. Não dê spoilers. O leitor está lendo a sinopse para saber a ideia principal da fic/do livro não o final do mesmo. Exemplo: “Uma história apaixonante de uma garota e um garoto que tinham uma doença, que no final ela morre”. Assim o leitor nem precisa mais ler.
 3. É uma escrita formal. Não escreva como se estivesse mandando uma mensagem de texto para o seu melhor amigo. Escreva certo, sem gírias, e sem abreviações, pois seu público é um público sério. A não ser claro, se uma parte da sinopse, seja especificamente uma carta a um amigo ou parente, ou algum tipo de comunicação, como uma mensagem de Whatsapp, um telefonema, carta, etc.
 4. Não escreva “avisos” nas sinopses, não é um diálogo com o leitor. Deixe isso para as notas da estória.
 Não deixe frases do tipo: “não sei fazer sinopse”, “sinopse lixo, fic legal”, “escrevendo só pra não deixar em branco”.... e blá-blá-blá.
 5. Não faça uma ficha para um RPG na sinopse. Não descreva sua/seu personagem no texto. Deixe isso para o desenrolar da estória, nos capítulos, quando o personagem estiver não especificamente nessas condições, mas em algumas dicas, como: se arrumando, interagindo com alguém, entediado ou outra ação. Seja discreto, não vá direto ao assunto.
 Ex: “Clarinha estava se arrumando para o seu encontro com Joãozinho. A garota penteava seus belos cabelos longos, e fazia poses no espelho para se sentir mais bonita, porém a sombra de seu cabelo negro ofuscava a cor de seus olhos verdes, que eram suas características preferidas.
 6. Não faça sinopse estilo trailer de Sessão da tarde... tipo:
 ELISA VAI PARA UMA NOVA ESCOLA...
—HEY! Bem- vinda a escola High Music School senhorita! —disse a diretora. —Carlinhos vai te ajudar a encontrar seu quarto, que é o número 243.
*Entra um cara de camiseta branca, com uma jaqueta por cima, super descolado e rebelde*
—Não espere que eu seja legal com você, novata *eles caminham pelo corredor* a diretora me obriga a fazer isso com todos os calouros.
ELISA NÃO SABIA O QUE ESTAVA HAVENDO, ELA NEM O CONHECIA, POR QUE ESTAVA SENDO TÃO RUDE?
O QUE SERÁ QUE ELISA VAI ENCONTRAR NESSE COLÉGIO?
 —Sai da minha frente—uma garota loira empurra Elisa e ela cai.
Ódio:
—EU ODEIO ESSE COLÉGIO, ODEIO TUDO NELE
Sofrimento:
—Eu quero ir pra casa! *choro*
Amizades:
—Esta tudo bem *amiga nerdzinha tentando acalmar Elisa*
 Amor:
*Beijo entre Elisa e Carlinhos*
Risadas:
—KKKKKKKKK
—KKKKKKKKKKKKKKKKK
 
 EMBARQUE NESSA INCRÍVEL AVENTURA COM ELISA E SEUS AMIGOS! É SÓ CLICAR EM “LER MAIS”!
 Esse tipo de sinopse é totalmente horrível, e eu preciso falar o por quê? Se quiser fazer um trailer, eu posso explicar em outro post para vocês passo a passo, mas não escreva literalmente um trailer.
 7. Propagandas enganosas. É mais que óbvio que você tem que cumprir o que está na sinopse. O leitor, pelo menos eu, fica com MUITA RAIVA, quando isso acontece. Às vezes, está nas notas da estória que é uma one-shot e você rola o mouse um pouco mais para baixo e tem uns quinze capítulos. Não podemos criar expectativas para o leitor de algo que não vai acontecer, não é? Proponha o que for capaz de cumprir.
 8. Crie uma estrutura. Exemplo:
Primeiro parágrafo apresente o personagem e suas emoções:
  Joana dos Reis vai ao interior para a faculdade quando completa dezoito anos e esta confusa com sua nova vida.
Segundo parágrafo, apresente o problema da estória:
  O problema é que não para de pensar em seus pais, e da briga que tiveram há uma semana, quando ela veio para a faculdade.
Terceiro parágrafo, o que faz da estória a estória:
  Após receber um telefonema de sua irmã, dizendo que seus pais estão entre a vida e a morte, Joana se vê arrependida e sente a necessidade de pedir desculpa ao seus pais. Mas a faculdade tem regras rígidas, e em meio a essa confusão ela encontra Brian, um garoto com uma enorme ficha criminal que vai ajudá-la a sair da cidade sem carro e sem dinheiro para encontrar seus pais em troca de uma grande quantia em dinheiro.
  Porém no caminho se metem em vários problemas engraçados, que reforça a união entre os dois que faz surgir algo de especial.
Quarto parágrafo, conclusão:
  Os dois estão em uma corrida contra o tempo para chegar à cidade natal de Joana sem ir para a prisão.
 Concluímos que a sinopse tem de ter, começo meio e fim.  
9. Por fim, leia o que escreveu. Veja se está passando a ideia que você quer que passe, se esta faltando detalhes ou suspense. Adicione, retire, releia. Seja perfeccionista, e terá uma sinopse lacradora!
 
Lembre-se sempre de ser criativo.
 Beijos, gladiador(a)!

Um comentário

  1. Já li tanta fic com introdução à lá trailer se Sessão da Tarde... hahahahaha
    Excelente post.

    ResponderExcluir

Topo