Dicas para escrever em 1ª pessoa


O que é uma narração em 1ª pessoa?
É a narração que o personagem conta pelo seu ponto de vista, no caso, usa-se eu e me
"Eu me machuquei" - Primeira pessoa

A narração em 1ª pessoa precisa ser só com um foco por capítulo?
Não, desde que saiba dividir as narrações ou fica:
"Eu fiz isso"
"Ele fez isso e eu vi"
Os personagem têm que narrar momentos diferentes sendo eles conectados ou não.

Precisa ser no passado?
Não, pode ser no futuro ou no presente se quiser, só tomar cuidado com os tempos verbais (http://www.conjuga-me.net/ recomendo este site)

Ele, ela, eles, elas, estão liberados?
Sim! Desde que no momento certo:
"Eu vi ele passando"
"Ele viu ele passando e eu observei" - Não façam isso, procurem pronomes por favor
"Ele viu o cara observando e o Haru também" - Terceira pessoa, caso não aconteça nada que indique primeira pessoa depois como:
"[..], nisso virei-me e perguntei a eles o que estava acontecendo", se isso acontecer, é em primeira, caso contrário, terceira

Se o narrador está observando, ele pode mudar a cena?
Isso depende de você
"Eu vi ele observando a menina e dei um soco na cara do rapaz"
"Eu vi ele observando a menina e as suas reações não eram legais, porém, não queria me intrometer"

Como não usar tanto "eu" e "me"?
Aumente o uso de verbos, pois percebeu que no item do "ele, ela, eles, elas, estão liberados", eu consegui fazer uma cena sem usar "eu"?
"[...], nisso virei e perguntei a eles o que estava acontecendo", nem precisava do -me na verdade

Fica melhor se eu me imaginar no lugar do personagem?
Fica, pois você estará sentindo as mesmas coisas e aumentará a conexão entre a sua mente e o modo que a cena vai se montando, nisso o leitor vai conseguir sentir-se dentro da cena assim como você.

É simples mudar um livro para primeira pessoa?
Não, porque não são todas as frases e ações que irão ajudar no processo, ainda mais frases longas e parágrafos já programados para serem em terceira, a revisão vai ser maior e o seu tempo vai se reduzir demais

Uma dica de ouro que eu vou dar aqui, foquem nela:
Quando for escrever em primeira pessoa, imagine que você está vendo algo e não pode mudar, mas ainda sim precisa narrar tudo o que está vendo e depois passar ao papel (computador, celular) e nada do que escreverá poderá ter mudanças naquilo que observou durante vários minutos ou até horas. Os dialogos são formados entre você e quem está fazendo a cena existir, mas também entre os montadores das cenas.

4 comentários

Topo