Entrevista com Thainara Aline


Hoje iremos falar com uma de minhas autoras favoritas, que por acaso, também é minha amiga! Ela é ficwriter no Nyah desde 2010 e conta com 37 histórias publicadas. Escreve sobre uma variedade de temas, gêneros e fandons, primando pela versatilidade e qualidade em seus textos.

Beco: Qual o seu nome, idade e cidade onde mora?

With: Thainara Aline, 21 anos e moro em Barra Mansa, RJ.

Seu pseudônimo no Nyah é “With”. Há algum motivo especial para isso, uma história por trás?

Olha, não tem nada a ver, mas eu amo essa palavra; significa “Com” aí eu pensei: se eu escrever com alguém vai ficar tipo: “With, Ana”, ou seja, “com, Ana”.  #apanha. Muito besta, eu sei.

Eu gosto da sonoridade, fica chique.

Tem essa parte chique... (risos).

Me conte um pouco sobre como você entrou no mundo da escrita.

Então, eu conheci esse mundo por uma amiga. Ela já escrevia esse tipo de história, disse mais ou menos do que se tratava, e eu pensei "vou tentar também!". Isso foi quando eu estava na oitava série. 
Depois disso, não sai mais. Antes disso, eu nem pensava em fics, nem sabia que existiam.

Qual foi a primeira fanfic que você escreveu? Ela ainda está postada?

Foi uma de CDZ, no próprio universo, com uma OC que fazia par romântico com o Shaka. Não cheguei a postar, até porque, meu Deus, era muito ruim! (risos)

O que fez com que você continuasse a escrever? O retorno que obteve dos leitores, ou o gosto pela escrita mesmo?

Os dois. Quando comecei a escrever, a colocar as ideias para fora, eu percebi que era uma forma de me relaxar, e com isso eu fui desenvolvendo o gosto pela escrita, tentando me aperfeiçoar. O retorno que eu tive também ajudou bastante, porque foi através dele que eu percebi que o que eu escrevia agradava as pessoas.

Em seu perfil, a maioria dos textos são fanfics, poucas histórias são originais. O que fez com que você tentasse algo novo? (As originais, no caso.)

Eu enjoei do que eu sempre escrevia, algumas ideias combinavam mais com um enredo novo, aí eu resolvi tentar. Queria ver se eu conseguiria criar algo meu, tanto personagens quanto enredo, e percebi também que é muito difícil!

Quais são os seus fandons e ships favoritos?

São bem variados! Gosto muito do fandons de Naruto, Bleach, Demolidor, todos os filmes da Marvel... E os ships... É meio complicado. Eu gosto dos cannons também, mas gosto de misturar, porque acho que tem muitos personagens que poderiam se relacionar. Mas os meus favoritos são KakaSaku, NaruHina, TemaShika, IchigoInoue, InoueIshida, KarenMatt, KarenFrank, BruceNatasha... meu Deus, que difícil!
Em CDZ, que foi o seu "lançamento" nas fanfics... Você ainda tem algum ship?
CDZ, depois de um tempo, eu acho que cansei também... Assim, se eu buscar algo no fandom para ler, vai ser mais ElCid x Sysiphus, AiolosxSaga ou ShuraxAiolosxAiolia.

Uma coisa que eu reparei nas suas fics: tem uma variedade de gêneros. Desde romance à terror, incluindo yaoi e yuri. Você acha importante essa versatilidade do autor?

Sim, eu acho. Acredito que o autor tem que passar por todos os gêneros, experimentar, ver onde ele se encaixa melhor. E decidir onde ele quer escrever, porque tem temas bem legais que as vezes você desiste por achar que não vai conseguir, ou que exige uma pesquisa... Isso enriquece o autor também.

Há algum gênero específico que você apresentou um pouco mais de dificuldade ao escrever?

O policial. É um gênero que eu luto bastante porque eu gosto dos mistérios e tal, e não é algo fácil de trabalhar. Tem que saber o que revelar, quando revelar, a trama, o local, as pistas... É complicado.

Acompanha alguma série com o tema?

Vi Hannibal que também aborda esse tema, além do psicológico e eu viajo! (risos)

Em quem você se inspira para escrever? Você tem alguma espécie de ritual antes de começar?

Bom... Me inspiro na minha diva: Tess, ela é incrível. Antes de começar eu meio que faço um resumo e tento seguir. É difícil porque mudo tudo, mas ajuda.

Como você enriquece o seu vocabulário? Você costuma escrever com algum site de pesquisa de palavras aberto no PC, ou isso vem através da leitura?

Principalmente lendo. Acho que a leitura estimula muito o vocabulário, às vezes pesquiso sinônimos também.

Você está lendo algum livro no momento?

Sim, a saga HP e todos da Tess Gerritsen. 

O que faz você escolher um livro? Você faz uma pesquisa antes, nos gêneros que mais lhe interessam ou vai descobrir as novidades na livraria? Quais os tipos de livros que você costuma ler e por quê?

Nossa, depende viu? O que me chama atenção na hora de escolher um livro é o título, depois eu vou olhar do que se trata, olho a capa... Dificilmente eu faço alguma pesquisa antes, descobrir as novidades na livraria já me rendeu livros maravilhosos. Às vezes eu até busco pelos gêneros que eu gosto, mas isso mais pela internet mesmo. Leio mais livros policiais (a trama me envolve, sério, ver todo mundo correndo atrás do assassino, desvendando as pistas, gente, que amor!), romance (mais do Nicholas Sparks porque foi o primeiro autor que me inseriu no mundo da leitura, que me fez ter minha estante) e fantasia (as vezes é bom você se deixar levar por um mundo mágico, diferente da realidade em que vivemos).

Ah, tem gente que critica tanto o tio Sparks... eu gosto dos romances dele também. Sempre tem um ensinamento, não é?

Sempre, menina, e são tipo: mais reais.

Agora sobre as fanfics. O que chama a sua atenção para começar a ler? Está acompanhando alguma(s)?

Vou pela mesma lógica dos livros: Primeiro o título, depois a sinopse, nesse caso já entra também os fandons... Acompanho muitas na verdade, mas ando sem tempo para me atualizar e deixar um review.

Agora sobre a Thai autora: você gosta de interagir com seus leitores? Tem algum outro canal para se comunicar com eles fora do Nyah? Costuma fazer amizades com eles, trocar ideias, fazer parcerias?

Adoro interagir com os leitores, acho que essa é a graça de escrever fics! No momento só o Nyah mesmo, já tentei outros, mas me enrolei. (risos) Sim, fiz muitas amizades por causa das fics, já escrevi em parceria (ainda estou escrevendo, mas no ritmo da tartaruga), encho o saco quando a pessoa me dá trela (risos) e sou bem comunicativa nas redes sociais.

Você integrou a Liga dos Betas até recentemente. O que fez com que você entrasse no grupo? Quanto tempo você permaneceu lá e por que saiu?

Eu queria ajudar as pessoas a organizarem melhor suas ideias, na ortografia, na construção de personagens... não tenho certeza, mas acho que fiquei lá quase 2 anos, sou péssima de memória (risos). E eu sai porque meu tempo ficou curto e não queria dar uma atenção precária para os autores e para isso você precisa dedicar um tempo especial e eu não tinha como proporcionar isso.

Você tem algum projeto novo, além de Harukaze (fanfiction de Naruto), que está em andamento?

Não, só ela. Estou escrevendo a segunda temporada da fic de Supernatural “Marcado” em parceria, mas postando, só Harukaze.

Enfim, vamos falar um pouco sobre a sua vida pessoal. A vida não se resume a escrever (infelizmente, pois fics não dão dinheiro), então, o que você faz? É formada, ainda está estudando? Quais são os seus hobbies?

Então, eu estudo sim (faço Ciências contábeis), sou formada em técnico em Enfermagem, mas atualmente ainda não trabalho na área (e eu quero!). No momento, ajudo meu sogro com van escolar, e quando tenho um tempinho gosto de colocar a leitura em dia, assistir filmes ou sair com o namorado. Sou bem tranquilinha, né? (risos)

Por que você escolheu atuar especificamente na área da saúde? 

Porque é uma área que precisa de pessoas que se dediquem ao outro. Porque você passa a maior parte do tempo com outras famílias, você não tem feriado, aniversário... E essa área me fez crescer muito como pessoa. Quando iniciei o curso eu não tinha a menor ideia do porquê estava fazendo e agora me descobri.

Me admira muito, viu?! Para mim foi ao contrário, não gostei da área, mas fico feliz que você tenha esse dom.

Obrigada. É isso que eu quero fazer da vida: cuidar de quem precisa.

Voltando ao lado autora, qual conselho você dá para aqueles que estão começando a se aventurar no mundo da escrita?

Se arrisquem, se joguem, escrevam mesmo achando que não vai dar resultado. É das tentativas que nascem as coisas, mas antes de tudo, escrevam primeiramente para vocês e depois para os outros. Porque quando você se agradar, vai saber lidar com as opiniões diferentes que virão.

Thai, muito obrigada por participar de nossa entrevista. Foi um prazer ter esse bate papo contigo.

De nada, eu adorei!


Acompanhe as histórias de Thainara (With) no Nyah!Fanfiction  


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo