Sentimentos

Tags: Anime, Pixiv Id 13583296, Serial Experiments Lain, Iwakura Lain

Todos nós sabemos o que são sentimentos, mas como mostrá-los nas narrativas sem ficar cansativo?

"Iwakura estava triste"
Ficou meio cru, não acha?

"Iwakura estava sentindo-se com um humor mais tenso, seus pensamentos não estavam nada felizes e as lágrimas caíam aos poucos enquanto tentava amenizar a dor"
Já melhorou, pois nem sequer você precisou usar a palavra triste, não sente-se bem quando lê algo que a pessoa não usou a palavra triste, mas conseguiu passar o sentimento da mesma maneira?

"Iwakura sentiu uma tensão em seu corpo aumentar seus sentimentos que quebravam qualquer felicidade restante nos pensamentos, os olhares junto a sorrisos não eram mais os mesmos, apenas dor, sofrimento e lágrimas que tentava esconder, mas não era tão simples e nem mesmo a sua touca ajudou no seu problema"
De novo não foi necessário usar triste, pois a dor que ela sentia, seu sofrimento, tudo foi mostrado de maneira simples e fácil de entender. Até porque palavras difíceis não ajudam na hora de descrever sentimentos.

Espera ai! Então eu preciso usar uma descrição gigante? Não pode ser algo mais rápido?
Claro, eu mostrei exemplos com várias palavras, assim como com só duas linhas, são apenas exemplos de como podemos escrever sem a palavra triste, mas dá para fazer de vários jeitos, fiz dos jeitos que eu consigo e você consegue dos seus.

Então se eu usar só a palavra triste fica horrível?
Não é em todos os casos, se a história não depender dos sentimentos da personagem, não precisa, mas se a dor dela, o sofrimento mudar o rumo da história, é sim necessário mostrar de maneira detalhada para não ficar chato.

Como eu faço para não repetir sempre as mesmas palavras?
http://www.sinonimos.com.br/
Esse site é uma perfeição, nele você vai encontrar o que o nome dele diz para as palavras que vai usar, assim não sofrerá tanto, creio eu.

E no caso do romance?
Venha que eu te mostro:


"Os homens trocaram olhares e seguraram as suas mãos, os corações acelerados, o vermelho no rosto e a vergonha deixavam evidente a necessidade de saber os sentimentos do outro, mesmo que já soubessem a resposta na ponta da língua. Olharam de maneira fixa ao outro e deram sorrisos, riram, sentiram-se um pouco nervosos, porém logo passaria esse nervosismo."

Não disse amor em momento algum, mas consegui mostrar o que eu acho que é amor, pois nesse caso a confiança não poderia ser mostrada ainda, apenas em outros casos mais a frente.

Mas o que eu quero mostrar com o post?
Que é possível sim descrever os sentimentos, é só não enrolar muito e não usar palavras difíceis, porque elas não combinam com os sentimentos. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo