Descrição


A descrição é fácil para alguns e difícil para outros, ai tem uns que sequer descrevem as cenas e deixam tudo na imaginação do leitor, mas hoje o post é para aqueles que têm problemas com esse detalhe que eu considero importante em uma história

Quando nós vamos descrever um local, uma roupa, um acessório, um tipo de cabelo, o sentimento, uma ação, um objeto, nós precisamos tê-lo em mente para que as palavras cheguem ao computador ou ao caderno.

Por exemplo:
A jovem estava sentada e seus olhos estavam fechados, era difícil não notar seus longos cabelos ruivos alaranjados e com um brilho natural, assim como os seus acessórios na região para colocar partes para direita e para esquerda, aumentando o volume que enxergamos, mesmo assim ele ficava bonito e combinava até mesmo com a sua roupa, uma blusa azul com o começo branco e uma alça da mesma cor. Sem contar que parecia brava por conta das suas sobrancelhas levantadas.

Coloquei vários elementos na descrição, mas nem precisaria dizer o tom do cabelo se eu quisesse que o meu leitor imaginasse, a parte do volume também não era totalmente necessária, quiem vai querer saber que combinou com a roupa? 

Tem coisas que não precisamos descrever, mas usamos para dar um charme para o que escrevemos, o floreamento da cena.

Se você não tivesse visto a imagem antes de eu descrever, imaginaria de outra forma mesmo com vários elementos dela, porque nem todos imaginam um personagem da mesma forma, alguns podem ter a mesma imagem e outros não e é por isso que sempre vão desenhá-los ou verem em atores/cantores/famosos diferentes.

Como construir uma cena de descrição?

O que você tem que colocar no começo é algo que dê uma noção do espaço ou da posição do personagem ou fica algo muito vago na mente dos leitores, até mesmo na sua mente pode estar vago demais e por isso não consegue passar ao papel/computador.

Se a cena é de uma personagem cantando, é melhor começar com ela se arrumando ao show, ai depois a cena dela cantando, pois dá uma noção do nervosismo e do medo de que algo aconteça de errado na hora da cantoria. 

Por exemplo:
Hatsune sentou na cadeira e começou a trocar de roupa, o uniforme era substituido por um vestido sem mangas, mas não era fácil colocá-lo, pois tinha medo de que na hora dos agudos começasse a desafinar sem conseguir voltar ao tom certo, contudo se pensasse apenas nisso não conseguiria sequer entrar no show.
Sem pensar mais, olhou para frente e saiu da sala, ao chegar no palco ouviu seus fãs gritando seu nome várias vezes, algo que a deixava bem mesmo sentindo medo dos erros comuns, pegou o microfone e soltou a voz de uma maneira jamais imaginada nesses anos todos de trabalho.

Viu que deu para entrar mais no medo dela, ainda que sem muita descrição? Pois por mais que não consiga dar uma descrição ampla, a minima é necessária para que não se perca depois e não deixe os leitores confusos

Agora, se a personagem está se arrumando para um evento, já vá para essa cena.

Por exemplo:
Natalia sentia seu coração palpitar, pois a hora havia chegado, era o momento de se arrumar para seu casamento. Desde nova sonhava com o seu vestido de noiva e conseguiu um cheio de brilho, com a cor branca, uma cauda, ajuste bom ao corpo e a parte que mais gostava era as suas rendas que cobriam todo o tecido junto com os brilhos, além de um decote em forma de coração por conta do busto largo.

Fiz uma descrição pequena, porém já é o sucifiente para entender o contexto do evento.

Dica para descrever coisas

Olhe ao seu redor e escolha um lugar qualquer para falar sobre, veja quais os objetos, quais os acessórios, qual a cor da parede, a cor da mesa, a intensidade da luz, a capa do livro, tomadas, tudo o que conseguir.

Fixe seu olhar aos pontos e imagine palavras que combinem com aquele local, ao fazer isso conseguirá seu feito.

Além de pessoas também, pois é uma grande ajuda a aparência do personagem, se você tiver interesse em mostrar.


2 comentários

  1. Gostei muito bom, bem útil, eu já tenho uma grande facilidade, eu acho, para descrever cenários e me perco neles esquecendo de focar nos outros elementos da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :3
      Aquele momento em que você faz 300 palavras só para o cenário e esquece da cena que seria a próxima, ai faz 100 palavras dela e mais 400 para o cenário e para a aparência do personagem

      Excluir

Topo